quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Arte do Aikido


Morihei Ueshiba

Aikido (em japonês: 合気道) é uma arte marcial criada no Japão na década de 1940 pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam Ô-Sensei ("grande mestre") ou fundador (a expressão sensei quer dizer aquele que sabe).
Ueshiba concebeu o aiquidô a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o Daito-ryu aikijujutsu, com o sensei Sokaku Takeda, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto), sendo outro de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo, no Japão. Seus sucessores principais foram Kishomaru Ueshiba e Moriteru Ueshiba, descendentes e herdeiros.

O fundador do aiquidô nasceu no Japão no dia 14 de Dezembro de 1883 e faleceu em 26 de abril de 1969. Durante a infância, presenciando com frequência malfeitores espancarem seu pai por problemas políticos, decidiu fazer-se forte para poder se vingar. Tornou-se mestre em vários estilos de jiujitsu, espada e lança, mas, apesar de suas impressionantes capacidades físicas e marciais, sentia-se insatisfeito. Voltou-se para o estudo religioso, na esperança de encontrar um significado mais profundo para a vida e, pela combinação de seu treino com suas ideologias religiosas e políticas, criou a moderna arte marcial AIKIDO. Ueshiba decidiu-se pelo nome AIKIDO em 1942

Aulas de Aikido na Radical Livre com Douglas Boaventura

jojutsu (técnica do bastão curto)
Bons ventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário